Google+

terça-feira, 16 de abril de 2013

Resenha: 150 Anos de Subúrbio Carioca

Boa tarde leitores desse humilde blog! Finalmente terminei de ler 150 Anos de Subúrbio Carioca e posso dizer que gostei muito. Conheci um pouco mais da história do subúrbio carioca e dos não tão subúrbios assim. Espero que gostem da resenha e se animem a ler esse livro também.

SINOPSE
Este livro busca lança luz sobre aspectos menos visíveis ou menos (re)conhecidos da geografia e da sociedade dos subúrbios cariocas, indicar horizontes de análise mais amplos que permitam avistá-lo em sua complexidade mediante novos estudos e releituras. É uma reunião de trabalhos apresentados no colóquio 150 anos de subúrbio carioca, realizado em novembro de 2008, na Universidade Federal Fluminense (UFF), pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Urbanas (Nepur), com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Geografia e do Departamento de Geografia da UFF. A proposta do colóquio foi buscar um recorte inter e multidisciplinar dos subúrbios cariocas reunindo pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento. Objetivou-se um olhar critico sobre o subúrbio, conceito clássico e consagrado às disciplinas urbanas, e, em particular, a noção de subúrbio carioca, muito estigmatizada e fortemente marcada em seu contorno pelos rumos tomados pela segregação socioespacial na cidade do Rio de Janeiro. Trazer à tona esse debate e desconstruir a ideia de subúrbio como região carente, despossuída de valor para nossa sociedade, cultura, história e geografia, foi parte do nosso propósito.
Autor: Alfredo César Tavares de Oliveira, Almir Chaiban El-Kareh, Antônio José Pedral Sampaio Lins, Laura Antunes Maciel, Luiz Claudio Motta Lima, Maria Laís Pereira da Silva, Rolf Ribeiro de Souza (Márcio Piñon de Oliveira e Nélson da Nóbrega, organizadores)
Editora: Lamparina e EdUFF
Páginas: 253
Capítulos: -
Série: Não
Temas: Subúrbio, Geografia, Urbanismo, História



Eu ganhei esse livro do meu noivo em 2010 e só fui ler mesmo esse ano. É vergonhoso admitir isso, mas enrolei para lê-lo e nem sei por qual motivo.

150 Anos de Subúrbio Carioca não é um livro de histórias, mas de História. É uma coletânea de textos que relatam do "subúrbio" zona sul até o morador da favela da zona norte, cada um com seu ponto de vista. Uma nova forma de conhecer o Rio de Janeiro, sob o olhar de profissionais de áreas distintas.

O primeiro texto é "Quando os subúrbios eram arrabaldes: um passeio pelo Rio de Janeiro e seus arredores no século XIX" e traz ao leitores os arredores da capital carioca. E pasmem: a nossa conhecida zona sul era denominada subúrbio. Do ponto de vista que o Rio de Janeiro urbanizado se resumia apenas ao centro (e também era o limite da cidade formal) e qual outro local era considerado subúrbio. Através de relatos de viajantes que estiveram por aqui, o leitor descobre curiosidades e uma cidade que infelizmente não conheceremos mais. Sinceramente, eu viajei lendo esse texto, imaginando cada local visitado.

O texto seguinte é "Marechal Hermes e as (des)conhecidas origens da habitação social no Brasil: o paradoxo da vitrine não vista" e nos conta um pouco dos planos urbanísticos e de habitação social do então presidente Marechal Hermes da Fonseca para a Vila Proletária Marechal Hermes no início do século XX. É curioso que este presidente também tinha planos para uma outra vila proletária em Manguinhos (que não saiu do papel e não se sabe o motivo), algo que a prefeitura e governo atuais querem transformar em bairro modelo. Será que eles se inspiraram nessa ideia? O que mais curti desse texto é que pude saber mais sobre os imóveis remanescentes, aqueles sobrados que beiram a Rua João Vicente, e das outras casas das ruas mais internas. Pena que não foi concluído na época e demorou mais de 20 anos para que Getúlio Vargas, presidente na época, retomasse as obras e concluísse o plano de Hermes. Incluiu o Teatro Armando Gonzaga e o Cinema Lux (sim gente, Marechal Hermes tinha cinema). Hoje é uma igreja evangélica - isso me faz lembrar uma música do Gabriel O Pensador. Uma pena, pois ele é o único cinema que conheço que possuía cobertura abobadada. O bairro completará 100 anos em 1º de maio de 2014.

Continuando a leitura, o texto a seguir é "A trajetória de um subúrbio industrial chamado Bangu". Conta-nos um pouco sobre a fábrica Bangu, atual Bangu Shopping, e como foi importante para a criação do bairro, que começou como uma vila proletária. A fábrica foi importante para o desenvolvimento da região e se aproveitou da linha férrea para escoar sua produção. Para quem não sabe o Estádio de Moça Bonita, que pertence ao Bangu Atlético Clube e tem como nome verdadeiro Estádio Proletário Guilherme da Silveira, foi criado ainda no inicio do século XX com investimentos da fábrica Bangu e o time era composto pelos funcionários da fábrica.

Ainda falando sobre bairros do subúrbio, temos o texto "Ferrovia e segregação espacial no subúrbio: Quintino Bocaiúva, Rio de Janeiro". Esse texto aborda a segregação trazida pela linha férrea e seus muros separadores. Muitos bairros que são cortados pela ferrovia sofrem do mesmo problema, transformando-os em 2 locais bem distintos. Falo isso por Madureira, bairro onde eu moro. Aqui 2 linhas (linha do centro e linha auxiliar) fazem com que o bairro se divida em 3 "lados", cada um com características peculiares.

Da cidade formal para as comunidades, onde tudo começou. Favela também faz parte do subúrbio e o texto "A favela e o subúrbio: associações e dissociações na expansão suburbana da favela" nos alerta para isso. Assim como o texto seguinte "Outras memórias nos subúrbios cariocas: o direito ao passado" quer dizer que o subúrbio tem história e que precisa ser conhecida, não apenas ser restrita a meros dados que muitas vezes são difamatórios.

Falando em difamação, o penúltimo texto aborda essa temática. Em "As representações subalternas dos homens suburbanos" o modo pejorativo de como os homens suburbanos são retratados por outras camadas mais abastadas da sociedade é o foco central. Não é algo atual, é bem antigo e alguns autores, como Lima Barreto, retrataram em suas obras. A fama de truculento e sem educação não é de hoje.

E finalizando o livro temos "Rio, Zona Norte: um olhar sobre o subúrbio carioca". O texto traz a luz o subúrbio retratado no filme Rio, Zona Norte. Na verdade o subúrbio do filme se resume a uma favela localizada no bairro de Engenho de Dentro, onde vive o personagem principal.

Apesar de ser considerado um livro técnico, não o acho de leitura sacrificante. Eu o classificaria de cultural e histórico. Recomendo a todos os cariocas a conhecerem um pouco mais da sua cidade. Que é bela e possui uma rica história mesmo longe da zona sul.


NOTA FINAL:

Ótimo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se acanhem, podem comentar à vontade