Google+

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Filme: E seu nome é Jonas

Inauguro hoje a seção Filme, na qual eu trarei resenhas de filmes que vi por ai, seja na TV ou no cinema. 

Trago hoje o filme E seu nome é Jonas (And My Your is Jonah), espero que curtam.

SINOPSE:
Depois de passar três anos em uma instituição para retardados, menino tem diagnóstico de que possui apenas surdez e assim a família unida busca aprender a se comunicar usando a linguagem de sinais.




Título: E seu nome é Jonas / And My Name is Jonah
País de origem: EUA
Gênero: Drama
Duração: 100 min
Ano: 1979





O filme conta a história de Jonas, um menino com deficiência auditiva, que passou por diagnósticos errados e formas de Educação que não lhe auxiliavam a compreender o mundo.

A família não estava preparada para enfrentar as dificuldades que surgem quando há alguém próximo com necessidade especial. É notado quando o pai deixa a família e quando a mãe tem um acesso de raiva.

Um ponto importante a se observar no filme é como Jonas está inserido, ou tenta se inserir, na sociedade. Quando a mãe procura uma escola para ele, o matricula em uma escola que prioriza a vocalização através da repetição, onde a linguagem de sinais é proibida.

A mãe do menino Jonas só percebe o erro após participar de um encontro no Clube dos Surdos, local onde tem o contato vivenciado com a linguagem de sinais. Entusiasmada, ela procura alfabetizar o menino em sinais, o que faz com que ele se sinta inserido na sociedade ao redor. O primeiro contato de Jonas com os sinais foi em um passeio no parque, acompanhado da mãe, irmão mais novo e um casal de amigos que se comunicam por sinais.

Portanto ele sai da escola onde estudava e é matriculado em uma voltada para o ensino através da linguagem dos sinais. Termina o filme com o menino dizendo seu próprio nome: Jonas.

O filme em si é bem tocante, pois mostrou a dificuldade de Jonas em interagir com o mundo e tentar se expressar. Também mostrou o despreparo dos pais em aceitar a condição da surdez do menino e de como enfrentar o preconceito e não conhecimento das pessoas próximas, pois várias vezes Jonas foi tachado de “maluco” e “retardado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se acanhem, podem comentar à vontade