Google+

sábado, 24 de dezembro de 2011

Quando a rede social se torna um problema...

Bom, antes que comecem a me crucificar ou me taxarem de antiquada ou coisas do gênero, já deixo avisado que não sou contra as redes sociais, tenho até um perfil no twitter (@princesswyndia). Sou contra aos que simplesmente trocam o contato físico pelas redes sociais.

Sei que as redes sociais são importantes e que muitas coisas foram conquistadas com o auxílio delas. Quem não conseguiu divulgar seu produto através delas? Ou conseguiu fazer que um certo grupo da sociedade se conscientizasse mais? Essas são algumas maneiras do bom uso das redes sociais. Parabenizo aqueles que sabem utilizá-las de maneira correta.

Agora quando o que deveria ajudar acaba prejudicando? O que fazer? Aliás, quando é que o uso das redes sociais se torna algo nocivo?

Sabemos que hoje em dia ter perfil no Twitter ou no Facebook é algo relativamente comum. Muitos tem pelo motivo de divulgar algo, mas a grande maioria tem por ser "modinha". É esse segundo grupo que estão os usuários nocivos, ou aqueles que usam as redes sociais de maneira errada. E como descobrir isso? Como identificar o mau uso?


Primeiro: a pessoa só compartilhar coisas inúteis. Imagina que em sua timeline, seja no twitter ou no facebook, esteja infestada de compartilhamentos que ao invés de lhe agregar conteúdo apenas estão ali pra enchê-la? Aqueles memes idiotas que não ensinam nada ou algum compartilhamento que, por exemplo, incite a pedofilia? O pior que quando você percebe, essas "porcarias" têm mais visualizaçôes (ou RTs, ou Curtir) que algum compartilhamento que mostre algo significativo (por exemplo: alguma descoberta científica, ou trailler de algum filme interessante). Não é deprimente?

Segundo: a pessoa simplesmente fica olhando a cada segundo se há algo novo. Isso acontece muito porque hoje em dia ter um smartphone com internet (sim, aquela mesma pré-paga que as operadoras atualmente oferecem.). É triste ver alguém em companhia de outros, mas apenas dar atenção ao celular.

Terceiro: quando a pessoa simplesmente passa boa parte do dia logada e não sabe o que tá ocorrendo no mundo exterior. Sim, porque nesses casos a pessoa está praticamente alienada, principalmente se seus contatos não lhe informarem nada de útil. E se vocês perceberem, muitos de nossos jovens estão ficando assim: ALIENADOS. Eu, particulamente, fico triste com isso.

Quarto: o excesso de exposição de sua vida. Tem gente que se expõe demais nas redes sociais, faltando só dar o endereço de casa com o mapinha anexado. Tem meninas que se expõe colocando fotos seminuas e depois não querem atrair pessoas com péssimas intenções ou serem chamadas de nomes impróprios. Tem pessoas que até foto do boletim escolar compartilham. Se expoem por demais.

Eu poderia aqui continuar citando alguns problemas, mas vou finalizar por aqui meu post. Porém deixo abaixo algo que li e achei conveniente publicar.

Mais de 350 milhoes de pessoas sofrem de “Desordem de vício em Facebook”

Facebook Addiction Disorder (FAD) é um termo introduzido por psicólogos americanos para aqueles que são viciados em Facebook e têm sua vida afetada pelas atividades na rede social. Os efeitos mais comuns são a perda de produtividade, falta de concentração, superficialidade nas amizades e até total isolamento em casos extremos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se acanhem, podem comentar à vontade