Google+

domingo, 13 de março de 2011

"Os transtornos passam. As melhorias ficam."

A frase dita no título do post você verá nas inúmeras obras que a prefeitura vem realizando pela cidade. É uma frase bem otimista se pensarmos em quanto de transtorno temos/teremos que enfrentar para enfim poder usufruir da benfeitoria.

Ao escrever esse post penso no transtorno futuro (por que não dizer quase iminente) que muitos do bairro onde moro terão que enfrentar (além do já normal trânsito caótico) com as obras da prefeitura. A obra em questão é a tão famigerada TRANSCARIOCA, umas das crias do governo local para "melhorar" o trânsito carioca.

Quem é morador/transeunte do bairro de Madureira, como também do vizinho Campinho, já viu as mudanças significativas que estão acontecendo. Boa parte da Rua Domingos Lopes e como também o Largo do Campinho estão com seus imóveis demolidos. Um cenário desolador. O mais engraçado é que o casario do Largo do Campinho era tombado (apesar que estão "tombando" devido ao péssimo estado de conservação) devido a importância histórica que tem, afinal ali passava a Estrada Real de Santa Cruz e na época que Tiradentes foi trazido ao Rio para ser julgado e morto, ele ficou hopsedado numa estalagem que ficava por ali (pessoal de história me corrijam se eu tiver errada). Quando eu digo que era tombado é porque o nosso digníssimo prefeito os "destombou" para que eles pudessem ser demolidos para a passagem do Transcarioca. É só conferir a reportagem nesse link: Transcarioca: imóveis no Campinho são destombados para dar passagem a corredor de ônibus previsto para Copa 2014

Alguns dos imóveis do Largo do Campinho.  Fonte: Google Earth

Para saber mais sobre o histórico do Campinho aqui tem informação sobre o Forte do Campinho: Campinho - Forte Nossa Senhora da Glória  (por sinal recomendo muito esse fotolog. Ótimas imagens e informações.)

O que vou criticar aqui não é a questão de usarem o BRT (Bus Rapid Transit) e esse ser um corredor exclusivamente rodoviário, (apesar de eu preferir que invistam em transportes sobre trilhos e achar que a prefeitura de Macaé deu um passo a frente utilizando-se do sistema de VLT),  mas sim os impactos que ele vai gerar num tecido urbano já consolidado como o de Madureira e adjacências. Mudanças essas que já podemos observar atualmente.

Não precisa ser alguém muito instruído para ver que o bairro está mudando, que é muito estranho ver um lado da rua com construções e outro com entulho de demolições. Quebra aquele paradigma da rua com fachada, com os "olhos da rua". Ao invés de acordarem e verem o vizinho de frente, verão uma via com trânsito intenso e carros passando. Nada mais. Aquele comércio, aquelas pessoas de outrora, não estarão mais la e nem saberá se aqueles vazios deixados pelo projeto viário serão ocupados posteriormente. Digo isso porque o governo aposta que a Transcarioca vai trazer desenvolvimento para os locais onde irá passar o corredor. Será? Talvez bem a longo prazo, pois a curto prazo o que iremos ver é muito espaço vazio. Isso estou citando o caso da Rua Domingos Lopes, que está com parte demolida para a intervenção viária. Mas o que dizer da  Rua Quaximã?

Como é bonita uma rua com fachadas... Fonte: Ana Educarte

Primeiramente devo alegar que muitos não conhecem essa rua. Eu mesma nem sabia da existência dela até estudar a região para o desenvolvimento do meu trabalho final da faculdade. Essa sua se localiza atrás da Rua Domingos Lopes e tem acesso pela mesma, e tem como limites a Rua Alcina e a Rua Padre Manso, na altura do Viaduto Negrão de Lima. Hoje em dia é uma rua pacata, estreira e que raramente passa algum veículo. As suas casas são simples e o que tem de destaque significativo é o Conjunto Habitacional dos Bancários que fica na esquina com a Rua Alcina. Esse pacato local será alterado, na verdade, poderá deixar de existir. Sim, num estudo de traçado do corredor Transcarioca (não posso afirmar se realmente será assim o traçado atual) dessa rua partiria uma "alça" de viaduto que ficaria ao lado do atual Viaduto Negrão de Lima. Com isso ela deixaria de existir (ou uns 90% dela). Interessante não acham? E isso seria um impacto bastante significativo na estrutura do bairro.

Rua Quaxima e entorno. Fonte: Google Maps
A rua como é hoje. Fonte: Google Earth

Sei que muitos que vão ler esse texto (quanta pretensão minha ehehe) vão achar que estou sendo radical, dirão que o Transcarioca trará benfeitorias e melhorias do trânsito. Mas antes de usurfruir dessas tais "benfeitorias" teremos que arcar com as transformações imediatas e os transtornos (e que transtornos!) que elas irão causar. Será que realmente vai melhorar? Não haveria outra solução? Enquanto isso vemos ou nos deixamos ver as coisas acontecerem... (Também falaram 1001 maravilhas do bilhete único. Sim ele pode ser muito útil, fora dos horário de pico, que foi o caso de quando o nosso prefeito testou.)

Abaixo e reportagem e vídeo sobre a remoção das famílias do Largo do Campinho:



 

Um comentário:

  1. Carol concordo com vc , eu na época da obra ñ conhecia Madureira direito , só fui lá com meu pai em 2009 e era diferente percebi agora as mudanças , eu via no Google maps e em 2012 eu vi pelo Google maps a rua quaxima , estava ótima maravilhosa era uma rua tranquila normal , sem aquele passa passa de carro. Eu sempre via também a taquara e o terminal alvorada pelo Google maps e quando eu fui ver em 2015 , tava tudo diferente a rua quaxima estava com a ponto do BRT , o terminal estava arrumado e a taquara estava com BRT , a Praça seca tbm. Sorte que agora eles colocaram no Google maps uma versão da Rua quaxima e do terminal de Madureira antigamente em 2010 por aí e a nova. Eu passava por lá com a minha mãe toda hora em 2009 , pq ela trabalhava na freguesia então passava lá de ônibus e passei em 2013 , pra ir no barrashopping. Tchau concordo totalmente com vc.

    ResponderExcluir

Não se acanhem, podem comentar à vontade